quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Dona Ana veio com dor de costas e no cóccix.

A dona Ana sofre regularmente de dor de costas. Neste momento anda com dificuldade e sempre que se senta tem dor cóccix.

Quadro clínico:
2 hérnias cervicais e 3 hérnias lombares
Escoliose diagnosticada aos 17
Perna direita mais curta em 8mm
"Bicos de papagaio"
Aos 38 anos fraturou 3 vértebras dorsais num acidente de viação. Desde aí perdeu sensibilidade no braço esquerdo.
Hérnia do Hiato
Obstipação
Tendência à anemia
Sinusite e rinite
Amigdalite crônica?

A Dona Ana fez 6 tratamentos em duas semanas. 
Sentiu melhorias desde o primeiro tratamento e ao sexto já se encontrava sem dor...

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A manteiga clarificada é um fonte de gordura segura em altas temperaturas. Ao contrário do azeite, manteiga e outros óleos, a "ghee" é composta, essencialmente, por gordura saturada e monossaturada. O processo que leva à formação da ghee, elimina as proteínas lácteas, como a caseína. Desta forma a ghee torna-se pouco alégica e menos perigosa, uma vez que as proteínas expostas a elevadas temperaturas desnaturam, tornando-se perniciosas para a saúde.

A manteiga clarificada é geralmente usada para saltear, fritar e refogar. É uma solução econômica uma vez que a podemos preparar em casa através da manteiga (origem animal), um alimento de preço acessível.

Composição nutricional da manteiga clarificada:

  • 99% de gordura
Gordura saturada ( entre os quais: ácido palmitico, ácido laurico e ácido esteárico)
Gordura polinsaturada ( Omega 6, e Omega 3 em pequenas quantidades)


  • 1% de proteínas
Contém também colesterol, vitamina A e E, cálcio, fósforo e potássio.

Estes são os nutrientes predominantes na manteiga clarificada.

Fabrico caseiro de manteiga clarificada

Compre manteiga da melhor qualidade possível e preferencialmente sem adição de sal. Coloque a manteiga numa panela em lume brando até que esta derreta.
Uma vez derretida mantenha a manteiga ao lume durante cerca de 20 minutos. Durante este tempo a manteiga irá começar a formar uma espuma branca à superfície ( início da precipitação das proteínas), mais tarde está espuma mudará de cor ficando amarelada, e eventualmente, precipitando no fundo da panela. Deve desligar o lume quando a manteiga apresentar uma cor dourada limpa.

Após este processo é necessário separar a manteiga das partículas precipitadas. Passar a manteiga por um filtro e armazenar. A "ghee" está pronta.

Se quiser, pode adicionar condimentos à manteiga clarificada ainda líquida ( ex:. Alho, salsa, aipo, etc). Uma vez solidificada a manteiga está pronta a ser usada.

Pode conservar a manteiga clarificada à temperatura ambiente ou no frigorífico.

Efeitos benéficos na saúde

Combate a inflamação - diminui a produção de leucotrienos e prostaglandinas, ambos ligados ao processo inflamatório.

Fonte segura para intolerantes à lactose e caseína - o processo de clarificação da manteiga elimina grande parte da lactose e caseína presentes na manteiga. Contudo, os mais sensíveis poderão ainda apresentar algumas reacções.

Boa fonte de antioxidantes - A manteiga clarificada é rica em vitaminas A e E, contém também um pouco de vitamina D.

Escolha saudável - embora a manteiga clarificada tenha muita gordura, estudos demonstram que a manteiga clarificada diminui os níveis de colesterol, ao contrário da margarina que sobe os seus níveis.



Relato do caso pela filha da paciente

Numa das idas à dispensa para buscar mantimentos, a Dona Maria (nome fictício) escorregou nas escadas e dobrou o pé,  “literalmente”. Sentiu dor de imediato e deixou de conseguir andar sem coxear, tendo o seu pé ficado inchado.

De seguida foi às urgências, por acção da entidade patronal. Foi então vista por um médico ortopedista.

Após esta consulta, passou a ser seguida todas as semanas, e a fazer fisioterapia todos os dias durante 3 meses. O tratamento de fisioterapia consistia na aplicação de pomada anti-inflamatória e massagem. Foi ainda submetida a duas infiltrações.

Após 3 meses, concluíram que o tratamento não havia surtido efeito. Foi de novo encaminhada para um médico ortopedista.

Foram realizadas duas REM, um raio-x e uma TAC. Os exames concluíram que a Dona Maria tinha uma entorse, tendinite e um provável início de duas hérnias discais lombares. Segundo o médico, devido ao esforço continuado degradou ainda mais a articulação do tornozelo tendo desenvolvido liquido na articulação tibiotársica.

O médico ortopedista recomendou que a Dona Maria voltasse a fazer o tratamento (fisioterapia com aplicação de pomada e massagem) e que colocasse gelo no pé. E assim continuou durante cerca de 4 meses. Ao fim de todo este tempo a Dona Maria continuava com dores, o pé inchado e algum líquido no tornozelo. Como os métodos utilizados pela medicina convencional não estavam a surtir o efeito desejado, o médico ortopedista decidiu “desistir” do caso e colocar a Dona Maria com uma incapacidade de 30% para o resto da sua vida.

A Dona Maria já desesperada com toda esta situação (continuava com dor, mal conseguia andar, coxeava e tinha o pé inchado), optou por experimentar um método alternativo. Neste caso decidiu recorrer à acupunctura.

Depois efectuado o primeiro tratamento a Dona Maria verificou logo resultados positivos. A dor diminuiu drasticamente, até quase desaparecer.

Foi proposto um tratamento de acupunctura de 3 meses com 3 tratamentos semanais na fase inicial. Na primeira semana a Dona Maria melhorou substancialmente. O pé desinchou as dores diminuíram progressivamente. No primeiro mês foram feitos 3 tratamentos semanais, no segundo mês duas vezes por semana e por fim 1 vez por semana.

Durante o decurso do tratamento a Dona Maria verificou sempre melhorias e nunca mais coxeou. Por vezes, com a mudança de tempo, ou em alguns dias de trabalho mais intensos, reapareciam algumas dores, mas menos intensas.

Entretanto a Dona Maria fez uma paragem de 1 mês para verificar a reacção à ausência de tratamento. A Dona Maria sente algum fragilidade sem os tratamentos, mas até à data sente-se muito bem e cada vez mais segura. Alguns dias tem alguma dor no final do dia de trabalho, mas uma dor mínima e passageira.

 

CASO CLÍNICO

Queixas: Tornozelo esquerdo, tendão de aquiles, gémeo

                Dor tipo pontada, junto ao bordo inferior da omoplata direita

 

Meridianos afectados : Rim, Bexiga e Vesícula Biliar

 

Tratamentos:

1.       Punho – P9, P8, PC7 + 2 agulhas laterais a este, C7, C6, C5, ID6

Cotovelo – P5, PC3

Braço – Ashi no TA

Melhoras ao primeiro tratamento

2.       Punho – P9, P8, PC7 + 2 agulhas laterais a este, C7, C6, C4, Ashi entre ID7 e ID5

Melhoras ao segundo tratamento

 

A paciente fez cerca de 40 tratamentos e teve melhoras evidentes em todos os tratamentos ficava praticamente sem dores e ao final do primeiro mês de tratamento saia das sessões sem qualquer dor. Há que referir que a paciente já havia ficado de baixa tal era a sua dor e ainda no inicio do tratamento tinha conseguido mais um período de baixa. Após o tratamento de acupunctura a Dona Maria faz a sua vida normal!

 

Obrigado Dr. Tan pelos ensinamentos que revolucionaram a minha prática assim como a minha abordagem clínica

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Luisa veio ao meu gabinete queixando-se de dor crônica na região dos trapézios.

Tem 71 anos e já sofre deste mal há cerca de 1 ano. Há alturas em que está melhor e outras em que entra "em crise" tendo mesmo dificuldade em movimentar os braços...

A dor ocorre nos dois lados embora seja pior do sei lado esquerdo.

Foi acordado com a paciente fazer um plano inicial de 5 tratamentos diários.

No primeiro tratamento foram colocadas agulhas nos pulsos e nos pés.
No dia seguinte a Dona Luisa estava muito melhor, como ela própria disse "como do dia para a noite".

Repeti o tratamento nossas seguintes com melhoras graduais até que ficou sem qualquer sintoma no quarto tratamento. No entanto continuou a fazer tratamento...

Nem todas as dores, mesmo que crônicas, são impossíveis de tratar nem é a idade um obstáculo ao tratamento

terça-feira, 30 de junho de 2015

Há umas semanas fui contactado por um paciente que se queixava de dor inguinal.
Tinha, à dias, feito uma ecografia e o médico disse-lhe que ele tinha hérnia bilateral e bastante desenvolvida embora a ecografia não o revelasse.

Este paciente, com cerca de 85 anos, havia sido operado há várias décadas de duas hérnias inguinais, uma de cada lado. Na altura ter-lhe-iam posto duas redes para suster a hérnia.

Como já o tinha tratado diversas vezes com sucesso para outros problemas, decidiu pedir-me ajuda. Não desejava ser operado, mas estava com dor incapacitante que afectava o movimento das pernas.

Sintomatologia
  • Dor cortante
  • Sensação de distensão
  • Peso
Com base na sintomatologia e na região da dor, decidi utilizar os seguintes pontos
  1. Xiao jian 11.02 bilateral
  2. Da jian 11.01 bilateral
  3. Zhong jian 11.05 bilateral
  4. Fígado 5 no primeiro tratamento e Fígado 1 no segundo ambos do lado direito
Devo referir que fiz apenas dois tratamentos com um intervalo de 7 dias.

Quando o voltei a ver, o paciente disse-me que ia ser operado pois havia visto um outro médico que o actualizou do problema. Na realidade este não tinha uma hérnia propriamente dita, mas o que se passava era que parte desta (bilateralmente) se havia movido por detrás da rede e estava por isso inflamado (pelo contacto com a rede).
Assim que ele me disse isso, disse-lhe que não valeria a pena continuar o tratamento uma vez que ia ser operado.

Pese embora o paciente tenha decidido fazer cirurgia, este já não apresentava sintomas praticamente nenhuns, estando o caso já controlado.

Acredito que se o paciente assim desejasse, poderíamos ter controlado perfeitamente a situação com mais um ou dois tratamentos, evitando a cirurgia.

Esta é, contudo, uma demonstração do poder e eficácia da acupunctura. Com apenas 2 tratamentos, a inflamação atingiu níveis próximos do zero eliminando, quase na totalidade, todos os sintomas existentes

terça-feira, 12 de maio de 2015

Certo dia recebi uma paciente com Cisto de Bartholin. Tinha ido fazer um exame de rotina à sua ginecologista quando lhe foi diagnosticado o Cisto.

As glândulas de Bartholin secretam muco para hidratar a região vulvar. Estão localizadas bilateralmente na área vulvovaginal profundamente na vulva. Cistos e abcessos são as causas mais comuns de queixas relacionadas a essas glândulas. Tumores originados nessas glândulas são extremamente raros (carcinoma da glândula de Bartholin). As obstruções não inflamatórias dos ductos geralmente são de origem traumática, secundárias a traumatismos do períneo, lacerações obstétricas (durante o parto) ou à episiotomia (corte que, algumas vezes, se realiza no períneo para facilitar a saída do feto).


A sua médica sugeriu-lhe fazer uma incisão para retirar o cisto, mas a paciente recusou. Tendo recusado a terapêutica, a Dr.ª receitou-lhe um antibiótico e um anti-inflamatório, que a paciente decidiu também não tomar, sem antes me consultar.

A paciente apresentava grande inchaço na glândula direita com rigidez e também dor e desconforto quando sentada.

Foi então que começamos o tratamento de acupunctura. O primeiro tratamento durou cerca de 2 horas, tendo sido selecionados 2 pontos no polegar.

No dia seguinte a paciente já não apresentava dor ao sentar e a glândula já não apresentava qualquer inchaço. Contudo, o cisto ainda era sentido no seu interior. Nos dias seguintes voltei a fazer tratamento, tendo em alguns deles, acrescentado um outro ponto no dedo anelar. No total foram feitos cerca de 8 tratamentos e no final destes, o cisto tinha já diminuído.

Entretanto não voltamos a fazer tratamentos mas o cisto continuou a diminuir até acabar por desaparecer....

A acupunctura trata muito mais do que a dor, trata doenças internas, infecções, distúrbios autoimunes, etc...

segunda-feira, 30 de março de 2015

Estava com uma dor há vários dias nas costelas que me tirava a respiração... 

Fui pela primeira vez fazer acupunctura com o Rafael e como nunca tinha feito estava com algum receio, mas foi muito tranquilo e indolor. 

Na primeira sessão aliviou bastante, tornando-se suportável, bastando apenas mais duas sessões para reduzir a dor em 90%.


Gostei da experiência e eficiência do tratamento.



Nem sempre o sucesso terapêutico é imediato, embora seja sempre esse o objectivo do tratamento, principalmente quando lidamos com patologias de dor. Este objectivo acompanha o desejo do paciente e do terapêuta, mas resulta sobretudo da capacidade da Acupunctura.

Muitas vezes as pessoas sofrem com dores durante dias, meses ou até mesmo anos ficando resignadas e entregues à dor. Mas tal situação não deve contudo amedrontar o terapêuta pois para a acupunctura não existe grande distinção na durabilidade ou até mesmo intensidade da dor. 
O que acabei de referir será criticado por muitos, até por ser exigente a todos (obter resultados imediatos e forma consistênte), mas a realidade é que a acupunctura propõe isso, e muito mais.

Este é apenas um pequeno exemplo daquilo que se pode fazer com acupunctura. Existem várias abordagens, diferentes correntes e métodos. Existem sempre vantagens e desvantagens, ao nível da dor creio que não existe maior vantagem do que a de eliminar rapidamente e de forma consistente a dor, seja ela qual for. 

Certo é, que devemos fazer um diagnóstico profundo e fazer o despiste de doenças mais complexas que podem estar por detrás da dor, como o caso de tumores por exemplo.

sexta-feira, 27 de março de 2015

O João é já um paciente habitual que vem ao meu gabinete quando não se sente bem. Tem já um historial de lombalgia, sempre com sintomas semelhantes.

Desta vez veio ao meu gabinete com dor forte e que o impedia de andar normalmente, de se descalçar ou conduzir de forma tranquila. A dor apenas diminuía quando ele ficava quieto.

Pus a primeira agulha na cabeça e segundos depois já não tinha dor na coluna nem do lado direito das costas, apenas do esquerdo. Acrescentei então mais alguns pontos na mão e junto ao ombro e deixei-o em repouso com aplicação de calor nas costas...


Passados cerca de 20 minutos levantou-se ainda com alguma dificuldade, mas à medida que se vestia e despedia de mim a dor desaparecia. Quando saiu do gabinete já se movimentava descontraidamente e estava visivelmente bem disposto.

O João pode já, voltar ao seu dia a dia normal sem ter de se preocupar com o que o assolava

quinta-feira, 12 de março de 2015

Paciente sofria de dor nas costas à cerca de 2 semanas. Após ter feito exames que confirmaram  espondilartrose dorsal e escoliose.

Foi medicada pelo médica com analgésicos e foi submetida a injecções com o mesmo propósito.

Vi a paciente pois o tratamento não estava a ser eficaz

Dor pronunciada na rotação do tronco e abdução do mesmo, principalmente quando se levanta.

Durante o diagnóstico decidi palpar diversos meridianos tendo encontrado um especialmente sensível no antebraço, o meridiano do Pulmão.

Fui picando ao longo do meridiano por ordem de intensidade/sensibilidade e pedindo à paciente que se movesse procurando a dor.

Passado uns minutos e após por poucas agulhas, a paciente já sentia uma diminuição dos sintomas. Inseri mais algumas agulhas no decorrer do meridiano. Encontrei também pomos sensíveis no tipo da cabeça, na meridiano governador onde inseri 3 agulhas.

Passados pouco mais de 10 minutos a dor já havia diminuído substancialmente...

No final do tratamento a paciente estava praticamente livre de dores, podendo retomar a sua vida sem problemas...


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Muitos são os problemas que a acupunctura trata. Tantos que se torna rídiculo inumerá-los. A questão não está tanto no que a acupunctura trata, mas sim no que o acupunctor consegue fazer com ela.

Este caso, ainda a decorrer, é interessante por se tratar de um caso crónico de um senhor com mais de 85 anos e em que a medicina também já o abandonou.

O "Robert" tem diversos problemas, entre eles; escoliose acentuada, problemas gastrointestinais, varizes, joanetes bilaterais, quistos sinoviais, surdez, diminuição acentuada da visão, etc.
Entre todos estes sintomas, dois ganham importância, a ombralgia direita, e o problema da próstata...

Comecei por lhe fazer tratamento ao ombro, sem que ele tivesse grande esperanças pois os médicos diziam não haver melhoras possíveis sem cirurgia, os osteopatas não conseguiam grande alívio e os fisioterapeutas não tinham também grandes resultados.

É preciso não esquecer que a acupunctura surge muitas vezes como último recurso, o que adiciona muita pressão para ambos os lados. Para o paciente porque vè aqui a "última" oportunidade para melhorar, e para o acupunctor que se depara com o insucesso de todos os tratamentos anteriores e tem em suas mãos o dever de fazer o que outros não fizeram.

Ao terceiro tratamento já havia melhorado, e foi desta vez que me abordou o problema da próstata e como eram as suas noites. Tinha de levantar-se cerca de três vezes por noite para ir à casa de banho, todos os dias há já vários anos...

Acrescentei em teu dois pontos de acupunctura para tentar aliviar o problema, Zhongji com sensação até à próstata e Sanyinjiao foram os pontos escolhidos...

Quando o voltei a ver estava especialmente contente, não apenas o seu ombro se encontrava substancialmente melhor, como nessa própria noite (note-se que o tratamento foi feito ao final do dia) levantou-se apenas uma vez tendo dormido muito bem e nas noites seguintes levatara-se apenas duas vezes.

O que a acupunctura faz é genial!!! quando o acupunctor consegue usufruir um pouco de todo este potencial, os resultados são desde logo fantásticos.

Com apenas um tratamento as melhorias foram muito boas e as melhores desde há muito tempo!!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Como já referido numa publicação anterior a Kombucha é uma bebida fermentada à base de Chá preto, embora possa ser feita com outros chás (verde, branco...)

Geralmente a Kombucha (a colónia de bactérias e leveduras ou SCOBY) partilha-se de pessoa para pessoa e vem com aquilo a que se chama a cultura mãe (liquido residual e restante da fermentação anterior). Esta base é fundamental para se iniciar uma nova fermentação.

Tendo esta base, partimos então para a primeira etapa de preparação, o Chá. Para termos uma ideia da quantidade de chá a fazer devemos olhar para a cultura mãe. Esta deve corresponder a 1/3 do total final, por isso devemos fazer os restantes 2/3 de Chá.
Pode utilizar-se um Chá preto a gosto, de preferência de origem biológica (Gorreana dos Açores é uma boa escolha). Eu pessoalmente costumo fazer com um de mistura da Marriage fréres, marca que conseguimos já encontrar à venda no Continente ou em lojas especializadas.

Após fazer o Chá é fundamental deixar o Chá arrefecer, antes de o adicionar à Kombucha. Quando este estiver tépido ou frio podemos adicioná-lo à cultura mãe e passamos à fase seguinte.

Após juntar o Chá preto à cultura mãe, com a SCOBY no seu interior, é necessário colocar a matéria prima para que haja fermentação, o açúcar. Normalmente usa-se açúcar amarelo, em quantidades variáveis, embora o recomendável sejam 80 gramas de açúcar por litro de chá. Após adicionarmos o chá e o açúcar guardamos a preparação num frasco tapado com um pano e num local escuro e temperado. Passamos ao período da fermentação.


Nesta última fase é importante ir vigiando a fermentação para nos certificamos que esta não é contaminada por fungos oportunistas (manifestam-se geralmente sob a forma de bolores, pompons brancos, manchas na SCOBY). No caso da fermentação ser contaminada deve-se deitar todo o líquido fora e lavar a SCOBY com vinagre, guardando-a no mesmo.

A fermentação dura cerca de 3 semanas, embora a possamos prolongar ou até mesmo anticipar, em função das temperaturas existentes (calor acelera, frio atrasa ou inibe) ou gosto pessoal (muito fermentado mais gás e mais ácido, menos fermentado mais doce e menos gasoso.

O resultado final é uma bebida gaseificada ligeiramente ácida e com aroma do Chá introduzido.


É ainda possível fazerem-se segundas fermentações para enriquecer o aroma da Kombucha. Esta questão será abordada numa publicação diferente
História

Kombucha é uma colónia de fungos e bactérias que se assemelha a uma bolacha fina de textura semelhante à borracha.  Originária da Àsia por volta do ano 212 a.c. 
Esta colónia é utilizada na fermentação de chá, normalmente chá preto. O chá fermentado adquire o nome Kombucha. 

A Kombucha era conhecida como o remédio da imortalidade ou chá da imortalidade. Pensando-se que terá tido origem na China, com o desenrolar do comercio, rapidamente se espalhou pela Rússia e Índia, também para o Japão mas por razões bélicas. Mais tarde apareceu também na Alemanha, e na altura da segunda guerra mundial a Kombucha espalhou-se por praticamente toda a Europa.

Durante vários séculos os camponeses russos da região de Moscovo, faziam um chá a partir de um cogumelo de bétula. O seu propósito era a cura do cancro. Por isso pensa-se que a Kombucha tem também alguma relação com o cogumelo de bétula e a sua origem na Rússia.

Independentemente da sua origem, hoje a Kombucha é popular em todo o mundo. No séc. XVIII era conhecida na Rússia como Cajnyj Kvas na China como Cha Gu (茶菌), na Alemenha como Heldenpilz.

Durante todo este tempo, muitas foram as histórias documentadas sobre os efeitos desta bebida fermentada. Diz-se que a Kombucha fez verdadeiros milagres e daí também ser conhecida como o fungo do milagre, o fungo mágico, o elixir da vida ou o chá da gouta.


Após este breve apanhado da História é importante contribuir com alguns factos modernos para corroborar a sua importância na nossa alimentação e na nossa saúde.

Nos dias que correm a nossa alimentação carece de qualidade, nem tanto pela escolha do alimento que depende de nós e por isso do nosso conhecimento sobre o mesmo, mas sim a qualidade do alimento em si. A Revolução Industrial trouxe consigo o aumento significativo de produção, uma vez que contagiou a agricultura, esta começou também a produzir em muito maior quantidade. Mas tudo tem um preço...
Produzir muito e depressa é contra os próprios princípios da natureza, pois perverte o equilíbrio natural. Uma das consequências foi o aumento de pragas em monoculturas, o enfraquecimento dos solos, etc. Mais tarde vieram pesticidas e adubos químicos para controlar as pragas e o crescimento... Já todos conhecemos mais ou menos a história. No final, temos um produto que é pobre do ponto de vista nutritivo e que para além disso, contém muitas vezes químicos nocivos ao nosso organismo. 

Mas há mais! Os alimentos frescos que consumimos são todos "limpinhos" (quanto mais não seja por fora), pasteurizados para que não haja problemas de saúde pública. Temos na realidade uma alimentação pobre e ausente de bactérias que nos são muito imprortantes à saúde.

Referi tudo isto acima porque a Kombucha, por ser um chá fermentado, é um tesouro bacteriano para o nosso sistema digestivo. Talvez por isso tenha sido associado a tantos milagres.
 A partir do momento em que a nossa flora intestinal está restabelecida e forte, o nosso sistema imunitário aumenta, a digestão melhora e a absorção e mais selectiva. Tudo isto com uma coisa simples.... a Kombucha

Ainda não se conseguiu definir todos os fungos e bactérias existentes na Kombucha até porque, por ser um organismo vivo, há muita variação quer em número como em familias. De qualquer forma irei elaborar uma pequena lista já a seguir;

  • Fungos - Fungos da família Brettanomyces, Zygosaccharomyces, Apiculatus, Candida (note-se que existem muitas variedades de cândida e algumas delas são inclusivé muito importantes para o equilíbrio da nossa flora intestinal) e Saccharomyces
  • Bactérias - Bacterium gluconicum, Acetobacter xylinum, Acetobacter xylinoides Acetobacter Ketogenum
No processo de fermentação as bactérias e fungos produzem muitos subprodutos como consequência da degradação do açúcar;
  • Ácido Acético
  • Ácido Acetoacético
  • Ácido Benzóico
  • Propenyl éster
  • Benzonitrilo
  • Ácido Butanóico
  • Caffeina
  • Ácido Citrico
  • Cyanocobalamina (Vitamina B12)
  • Ácido Decanóico
  • Ethyl Acetato
  • Frutose
  • Ácido d-Glucónico
  • Glucose
  • Ácido Hexanóico
  • Ácido Itacónico
  • Ácido 2-Keto-glucónico
  • Ácido 5-Keto-glucónico
  • Ácido Láctico 2-Keto-3-deoxy-gluconico
  • Niacinamida
  • Ácido Nicotínico
  • Ácido Pantoténico (vitamina B5)
  • Phenethyl Alcoól
  • Fenol, 4-ethyl
  • 6-Phospho gluconato
  • Ácido Propionico
  • Ácido Octanóico
  • Ácido  Oxálico
  • Riboflavina (Vitamina B2)
  • Ácido d-Saccharico
    (Ácido Glucárico)
  • Ácido Succinico
  • Thiamina
  • mais outros 40 ácidos ésteres em pequenas quantidades
Podemos então concluir a riqueza desta bebida, já para não falar de todas as propriedades relacionadas com o chá preto.

A Kombucha é uma bebida a ter em casa e a consumir diariamente...


Desta vez algo de mais simples...
Embora no Hotel abundassem escolhas, muitas não eram para mim. Estar na Turquia, Marrocos, China ou Africa do Sul, um Hotel é sempre um Hotel. Isto quer dizer, comida internacional!

Por isso neste Hotel havia, claro está uma boa influência de alimentos locais mas muito condicionado pelo gosto ocidental na pastelaria e docaria. Embora mais tarde, vim a perceber que os Turcos são muito gulosos...

Partindo ao que interessa, este pequeno almoço é mais simples e mais ligeiro. Talvez não seja o ideal para um dia em grande, mas é muito bom para um dia mais calmo em que a fome.

Aqui vai um iogurte natural (os iogurtes turcos são maravilhosos!!!) acompanhado com fruta cozida variada...

É muito fácil cozermos fruta e conservá-la em calda para irmos consumindo durante a semana. Tem uma durabilidade aceitável, permitindo que no decorrer da semana não tenhamos esse trabalho, sendo também uma óptima forma de conservação.

Aqui vai este pequeno almoço...


Em viagem de Lua de Mel para a Turquia e em plena experimentação da alimentação paleo, estava com receio de não conseguir continuar a minha alimentação fora de portas... A verdade é que descobri uma cozinha muito interessante e variada e com grandes possibilidades de permanecer numa dieta com menor incidência de cereais e hidratos de carbono, sem ter de tocar no glúten...

Por ser lua de mel ficamos num resort bem situado. Uma das grandes vantagens era termos comida à discrição, quer dizer, pequenos almoços, almoços e jantares, smoothies, etc for FREE!!! (basicamente, previamente pagos...)

Vou então dar um exemplo de pequeno almoço que consegui ter por lá, melhor ainda dos que tenho por casa...

Ovos mexidos com pimentos vermelhos, acompanhado com bróculos cozidos, courgette grelhada e salada de tomate, pepino e queijo de cabra.


Parece uma grande mistura, mas asseguro-vos que é muito bom. É claro que não é propriamente um pequeno almoço rápido e prático para um dia da semana. É sim uma boa alternativa para um pequeno almoço de fim-de-semana em que tenhamos tempo para degustar um pouco a nossa manhã.
Nem sempre as refeições devem ser feitas a correr, por vezes é bom tirarmos o nosso tempo para prepararmos com calma e serenidade aquilo que em breve nos irá nutrir e tratar.

Fica a sugestão....

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A Medicina Tradicional Chinesa é milenar, integrativa e de aplicação transversal.

O conceitos presentes na Medicina Tradicional Chinesa estão relacionados com os ciclos naturais externos ao homem, considerando-se que estes também existem no interior do mesmo.

Por isso aquele que estuda a Medicina Tradicional Chinesa, acaba por aplicar estes conceitos às relações sociais, politicas ou económicas, as alterações meteriológicas, etc...

Qi - É um dos conceitos mais importantes e difíceis de explicar. Primeiro porque este conceito serve de base para todos os outros, difícil porque Qi é um conceito abstracto e por isso difícil de traduzir. Muitos traduzem como energia ou sopro. Se analizarmos o caractér (que também se alterou ao longo dos séculos) podemos perceber movimento e vapor. Por isso Qi está relacionado com algo que se move, algo que é morno ou quente. O caractér é também composto por arroz (é importante sobressair que o arroz era e ainda é o alimento de base do povo chinês, representando por isso o aspecto nutritivo de uma forma geral), temos entao movimento, vapor e arroz. Deduzimos que o vapor é o resultado do cozimento do arroz, temos agora mais indicações. Movimento, calor, nutricão e transformação. Na realidade Qi possui todas estas qualidades e está presente em tudo na natureza; no vento, no nascimento, na doença e na saúde, etc.

Yin/Yang - É o príncipio dual permite ao ser, através da comparação, determinar posições. Por exemplo, quando comparamos a noite com o dia, a noite é Yin e o dia Yang; quando comparamos o homem à mulher, o primeiro é Yang o segundo Yin, etc.

Os 5 elementos - Tradicionalmente considera-se que existem 5 elementos naturais que, interagindo, estão na origem do equilíbrio/desequilíbrio. A madeira, fogo, terra, metal e àgua, são os elementos. A agua gera o metal, o metal gera a madeira, a madeira gera o fogo, o fogo gera a terra e a terra gera o metal. Chama-se a esta relação o ciclo da geração. Existe outros ainda que aprofundam esta interdependência. No corpo humano estes ciclos ocorrem através dos orgãos (fogo - coração, madeira - fígado, terra - baço e pâncreas, etc)

Teoria dos meridianos - Os chineses defendem haver uma rede de canais por onde a energia circula e interage. Da mesma forma como na natureza existem rios, montes e vales, correntes de ar frio ou quente, no corpo também existem estes canais. Estes canais são a ponte entre o interior do corpo (orgãos, vísceras e tecidos do corpo) e o exterior.

Após explicar de forma sucinta os grandes príncipios que regem a Medicina Tradicional Chinesa, irei falar um pouco sobre a capacidade da Acupunctura. A Acupunctura é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa que actua principalmente nos meridianos, sendo estes fundamentais para a sua pratica. Mais especificamente a acupunctura usa os tão conhecidos pontos de acupunctura, presentes nos meridianos. O acupunctor pode utilizar agulhas, moxa ou ventosas durante o tratamento. O seu objectivo é sempre o mesmo, regularizar a livre circulação de Qi.

O objectivo é claro e simples, difícil é apenas alcançá-lo

Existem por isso muitas sub teorias nos tratamentos da acupunctura. Um deles é precisamente o de tratar longe da região doente, pois se está doente não possui muita energia para mobilizar e curar... Este príncipio é muito interessante pois o acupunctor deve encontrar regiões no corpo que possam tratar o local doente.

Quando bem aplicado o tratamento os resultados são fantásticos, geralmente rápidos às vezes instantâneos.

Obter bons resultados é a maior ambição que qualquer profissional de saúde por ter, a maior felicidade. É verdadeiramente fantástica toda a a capacidade da Acupunctura e tudo o que esta permite ao ser Humano.

Um grande mistério permanece, como é que a Medicina Tradicional Chinesa evoluiu até este nível tão elevado, Uma medicina com mais de 2000 anos que permanece actual e que também continua a desafiar os profissionais para que obtenham o conhecimento suficiente para a poder utilizar na sua plenitude.