terça-feira, 30 de junho de 2015

Há umas semanas fui contactado por um paciente que se queixava de dor inguinal.
Tinha, à dias, feito uma ecografia e o médico disse-lhe que ele tinha hérnia bilateral e bastante desenvolvida embora a ecografia não o revelasse.

Este paciente, com cerca de 85 anos, havia sido operado há várias décadas de duas hérnias inguinais, uma de cada lado. Na altura ter-lhe-iam posto duas redes para suster a hérnia.

Como já o tinha tratado diversas vezes com sucesso para outros problemas, decidiu pedir-me ajuda. Não desejava ser operado, mas estava com dor incapacitante que afectava o movimento das pernas.

Sintomatologia
  • Dor cortante
  • Sensação de distensão
  • Peso
Com base na sintomatologia e na região da dor, decidi utilizar os seguintes pontos
  1. Xiao jian 11.02 bilateral
  2. Da jian 11.01 bilateral
  3. Zhong jian 11.05 bilateral
  4. Fígado 5 no primeiro tratamento e Fígado 1 no segundo ambos do lado direito
Devo referir que fiz apenas dois tratamentos com um intervalo de 7 dias.

Quando o voltei a ver, o paciente disse-me que ia ser operado pois havia visto um outro médico que o actualizou do problema. Na realidade este não tinha uma hérnia propriamente dita, mas o que se passava era que parte desta (bilateralmente) se havia movido por detrás da rede e estava por isso inflamado (pelo contacto com a rede).
Assim que ele me disse isso, disse-lhe que não valeria a pena continuar o tratamento uma vez que ia ser operado.

Pese embora o paciente tenha decidido fazer cirurgia, este já não apresentava sintomas praticamente nenhuns, estando o caso já controlado.

Acredito que se o paciente assim desejasse, poderíamos ter controlado perfeitamente a situação com mais um ou dois tratamentos, evitando a cirurgia.

Esta é, contudo, uma demonstração do poder e eficácia da acupunctura. Com apenas 2 tratamentos, a inflamação atingiu níveis próximos do zero eliminando, quase na totalidade, todos os sintomas existentes

0 comentários:

Enviar um comentário