quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A manteiga clarificada é um fonte de gordura segura em altas temperaturas. Ao contrário do azeite, manteiga e outros óleos, a "ghee" é composta, essencialmente, por gordura saturada e monossaturada. O processo que leva à formação da ghee, elimina as proteínas lácteas, como a caseína. Desta forma a ghee torna-se pouco alégica e menos perigosa, uma vez que as proteínas expostas a elevadas temperaturas desnaturam, tornando-se perniciosas para a saúde.

A manteiga clarificada é geralmente usada para saltear, fritar e refogar. É uma solução econômica uma vez que a podemos preparar em casa através da manteiga (origem animal), um alimento de preço acessível.

Composição nutricional da manteiga clarificada:

  • 99% de gordura
Gordura saturada ( entre os quais: ácido palmitico, ácido laurico e ácido esteárico)
Gordura polinsaturada ( Omega 6, e Omega 3 em pequenas quantidades)


  • 1% de proteínas
Contém também colesterol, vitamina A e E, cálcio, fósforo e potássio.

Estes são os nutrientes predominantes na manteiga clarificada.

Fabrico caseiro de manteiga clarificada

Compre manteiga da melhor qualidade possível e preferencialmente sem adição de sal. Coloque a manteiga numa panela em lume brando até que esta derreta.
Uma vez derretida mantenha a manteiga ao lume durante cerca de 20 minutos. Durante este tempo a manteiga irá começar a formar uma espuma branca à superfície ( início da precipitação das proteínas), mais tarde está espuma mudará de cor ficando amarelada, e eventualmente, precipitando no fundo da panela. Deve desligar o lume quando a manteiga apresentar uma cor dourada limpa.

Após este processo é necessário separar a manteiga das partículas precipitadas. Passar a manteiga por um filtro e armazenar. A "ghee" está pronta.

Se quiser, pode adicionar condimentos à manteiga clarificada ainda líquida ( ex:. Alho, salsa, aipo, etc). Uma vez solidificada a manteiga está pronta a ser usada.

Pode conservar a manteiga clarificada à temperatura ambiente ou no frigorífico.

Efeitos benéficos na saúde

Combate a inflamação - diminui a produção de leucotrienos e prostaglandinas, ambos ligados ao processo inflamatório.

Fonte segura para intolerantes à lactose e caseína - o processo de clarificação da manteiga elimina grande parte da lactose e caseína presentes na manteiga. Contudo, os mais sensíveis poderão ainda apresentar algumas reacções.

Boa fonte de antioxidantes - A manteiga clarificada é rica em vitaminas A e E, contém também um pouco de vitamina D.

Escolha saudável - embora a manteiga clarificada tenha muita gordura, estudos demonstram que a manteiga clarificada diminui os níveis de colesterol, ao contrário da margarina que sobe os seus níveis.


0 comentários:

Enviar um comentário