quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Dona Ana veio com dor de costas e no cóccix.

A dona Ana sofre regularmente de dor de costas. Neste momento anda com dificuldade e sempre que se senta tem dor cóccix.

Quadro clínico:
2 hérnias cervicais e 3 hérnias lombares
Escoliose diagnosticada aos 17
Perna direita mais curta em 8mm
"Bicos de papagaio"
Aos 38 anos fraturou 3 vértebras dorsais num acidente de viação. Desde aí perdeu sensibilidade no braço esquerdo.
Hérnia do Hiato
Obstipação
Tendência à anemia
Sinusite e rinite
Amigdalite crônica?

A Dona Ana fez 6 tratamentos em duas semanas. 
Sentiu melhorias desde o primeiro tratamento e ao sexto já se encontrava sem dor...

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A manteiga clarificada é um fonte de gordura segura em altas temperaturas. Ao contrário do azeite, manteiga e outros óleos, a "ghee" é composta, essencialmente, por gordura saturada e monossaturada. O processo que leva à formação da ghee, elimina as proteínas lácteas, como a caseína. Desta forma a ghee torna-se pouco alégica e menos perigosa, uma vez que as proteínas expostas a elevadas temperaturas desnaturam, tornando-se perniciosas para a saúde.

A manteiga clarificada é geralmente usada para saltear, fritar e refogar. É uma solução econômica uma vez que a podemos preparar em casa através da manteiga (origem animal), um alimento de preço acessível.

Composição nutricional da manteiga clarificada:

  • 99% de gordura
Gordura saturada ( entre os quais: ácido palmitico, ácido laurico e ácido esteárico)
Gordura polinsaturada ( Omega 6, e Omega 3 em pequenas quantidades)


  • 1% de proteínas
Contém também colesterol, vitamina A e E, cálcio, fósforo e potássio.

Estes são os nutrientes predominantes na manteiga clarificada.

Fabrico caseiro de manteiga clarificada

Compre manteiga da melhor qualidade possível e preferencialmente sem adição de sal. Coloque a manteiga numa panela em lume brando até que esta derreta.
Uma vez derretida mantenha a manteiga ao lume durante cerca de 20 minutos. Durante este tempo a manteiga irá começar a formar uma espuma branca à superfície ( início da precipitação das proteínas), mais tarde está espuma mudará de cor ficando amarelada, e eventualmente, precipitando no fundo da panela. Deve desligar o lume quando a manteiga apresentar uma cor dourada limpa.

Após este processo é necessário separar a manteiga das partículas precipitadas. Passar a manteiga por um filtro e armazenar. A "ghee" está pronta.

Se quiser, pode adicionar condimentos à manteiga clarificada ainda líquida ( ex:. Alho, salsa, aipo, etc). Uma vez solidificada a manteiga está pronta a ser usada.

Pode conservar a manteiga clarificada à temperatura ambiente ou no frigorífico.

Efeitos benéficos na saúde

Combate a inflamação - diminui a produção de leucotrienos e prostaglandinas, ambos ligados ao processo inflamatório.

Fonte segura para intolerantes à lactose e caseína - o processo de clarificação da manteiga elimina grande parte da lactose e caseína presentes na manteiga. Contudo, os mais sensíveis poderão ainda apresentar algumas reacções.

Boa fonte de antioxidantes - A manteiga clarificada é rica em vitaminas A e E, contém também um pouco de vitamina D.

Escolha saudável - embora a manteiga clarificada tenha muita gordura, estudos demonstram que a manteiga clarificada diminui os níveis de colesterol, ao contrário da margarina que sobe os seus níveis.



Relato do caso pela filha da paciente

Numa das idas à dispensa para buscar mantimentos, a Dona Maria (nome fictício) escorregou nas escadas e dobrou o pé,  “literalmente”. Sentiu dor de imediato e deixou de conseguir andar sem coxear, tendo o seu pé ficado inchado.

De seguida foi às urgências, por acção da entidade patronal. Foi então vista por um médico ortopedista.

Após esta consulta, passou a ser seguida todas as semanas, e a fazer fisioterapia todos os dias durante 3 meses. O tratamento de fisioterapia consistia na aplicação de pomada anti-inflamatória e massagem. Foi ainda submetida a duas infiltrações.

Após 3 meses, concluíram que o tratamento não havia surtido efeito. Foi de novo encaminhada para um médico ortopedista.

Foram realizadas duas REM, um raio-x e uma TAC. Os exames concluíram que a Dona Maria tinha uma entorse, tendinite e um provável início de duas hérnias discais lombares. Segundo o médico, devido ao esforço continuado degradou ainda mais a articulação do tornozelo tendo desenvolvido liquido na articulação tibiotársica.

O médico ortopedista recomendou que a Dona Maria voltasse a fazer o tratamento (fisioterapia com aplicação de pomada e massagem) e que colocasse gelo no pé. E assim continuou durante cerca de 4 meses. Ao fim de todo este tempo a Dona Maria continuava com dores, o pé inchado e algum líquido no tornozelo. Como os métodos utilizados pela medicina convencional não estavam a surtir o efeito desejado, o médico ortopedista decidiu “desistir” do caso e colocar a Dona Maria com uma incapacidade de 30% para o resto da sua vida.

A Dona Maria já desesperada com toda esta situação (continuava com dor, mal conseguia andar, coxeava e tinha o pé inchado), optou por experimentar um método alternativo. Neste caso decidiu recorrer à acupunctura.

Depois efectuado o primeiro tratamento a Dona Maria verificou logo resultados positivos. A dor diminuiu drasticamente, até quase desaparecer.

Foi proposto um tratamento de acupunctura de 3 meses com 3 tratamentos semanais na fase inicial. Na primeira semana a Dona Maria melhorou substancialmente. O pé desinchou as dores diminuíram progressivamente. No primeiro mês foram feitos 3 tratamentos semanais, no segundo mês duas vezes por semana e por fim 1 vez por semana.

Durante o decurso do tratamento a Dona Maria verificou sempre melhorias e nunca mais coxeou. Por vezes, com a mudança de tempo, ou em alguns dias de trabalho mais intensos, reapareciam algumas dores, mas menos intensas.

Entretanto a Dona Maria fez uma paragem de 1 mês para verificar a reacção à ausência de tratamento. A Dona Maria sente algum fragilidade sem os tratamentos, mas até à data sente-se muito bem e cada vez mais segura. Alguns dias tem alguma dor no final do dia de trabalho, mas uma dor mínima e passageira.

 

CASO CLÍNICO

Queixas: Tornozelo esquerdo, tendão de aquiles, gémeo

                Dor tipo pontada, junto ao bordo inferior da omoplata direita

 

Meridianos afectados : Rim, Bexiga e Vesícula Biliar

 

Tratamentos:

1.       Punho – P9, P8, PC7 + 2 agulhas laterais a este, C7, C6, C5, ID6

Cotovelo – P5, PC3

Braço – Ashi no TA

Melhoras ao primeiro tratamento

2.       Punho – P9, P8, PC7 + 2 agulhas laterais a este, C7, C6, C4, Ashi entre ID7 e ID5

Melhoras ao segundo tratamento

 

A paciente fez cerca de 40 tratamentos e teve melhoras evidentes em todos os tratamentos ficava praticamente sem dores e ao final do primeiro mês de tratamento saia das sessões sem qualquer dor. Há que referir que a paciente já havia ficado de baixa tal era a sua dor e ainda no inicio do tratamento tinha conseguido mais um período de baixa. Após o tratamento de acupunctura a Dona Maria faz a sua vida normal!

 

Obrigado Dr. Tan pelos ensinamentos que revolucionaram a minha prática assim como a minha abordagem clínica

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Luisa veio ao meu gabinete queixando-se de dor crônica na região dos trapézios.

Tem 71 anos e já sofre deste mal há cerca de 1 ano. Há alturas em que está melhor e outras em que entra "em crise" tendo mesmo dificuldade em movimentar os braços...

A dor ocorre nos dois lados embora seja pior do sei lado esquerdo.

Foi acordado com a paciente fazer um plano inicial de 5 tratamentos diários.

No primeiro tratamento foram colocadas agulhas nos pulsos e nos pés.
No dia seguinte a Dona Luisa estava muito melhor, como ela própria disse "como do dia para a noite".

Repeti o tratamento nossas seguintes com melhoras graduais até que ficou sem qualquer sintoma no quarto tratamento. No entanto continuou a fazer tratamento...

Nem todas as dores, mesmo que crônicas, são impossíveis de tratar nem é a idade um obstáculo ao tratamento