segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Objectivo: Avaliar o efeito da Acupunctura na Fibromialgia, comparando-a com a Fluoxetina

Método: Conduziu-se um ensaio clínico randomizado. 15 pacientes foram tratados com acupunctura e comparados com uma grupo de controle (n=15) com pacientes que receberam fluoxetina. Para avaliação dos resultados foi feito; Escala visual analógica, Questionário sobre o impacto da Fibromialgia (QIF) e determinado o número de pontos sensíveis.

Resultados: Depois de 4 semanas, o grupo de acupunctura estava bastante melhor em relação ao grupo de controle em diversos pontos sensíveis. Na totalidade dos sintomas da Fibromialgia, houve uma melhoria significativa no grupo de acupunctura comparado com o grupo de controle durante o período de estudo (P=0.01). A maior diferença dos resultados QIF, em média, foi observada às 4 semanas (42,2 vs 34,8 no grupo de controle e de acupunctura respectivamente; P=0.007). Após um ano de acompanhamento, os pacientes que receberam tratamento de acupunctura encontravam-se significativamente melhor em relação aos pacientes do grupo de controle. A fadiga e ansiedade foram os sintomas que mais melhorias sofreram na duração do acompanhamento deste estudo.

Debate: A acupunctura melhorou significativamente os sintomas da Fibromialgia para além de não ter apresentado efeitos colaterais e ter sido bem tolerada.

O Estudo conclui: comparando a acupunctura com a fluoxetina na Fibromialgia, a primeira foi eficaz, bem tolerada e sem efeitos adversos. A aplicação de acupunctura para tratamento da Fibromialgia pode ser benéfico na redução da dor, assim como em outros sintomas da doença.

Para ver o estudo na integra: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3518980/

0 comentários:

Enviar um comentário