quinta-feira, 27 de abril de 2017

A Jun é uma bebida fermentada à base de Chá verde. É proveniente do oriente e é muito famosa pelas suas propriedades assim como o seu gosto agradável. Ao contrário da Kombucha (chá preto) esta tem um sabor menos intenso, por isso mais apreciada pelos mais esquisitos ;)
É também mais tolerada por ter como base o chá verde em vez do Chá preto, reconhecidamente mais tónico.

Origem?

Pensa-se que a Jun provém da Ásia, sendo uma bebida muito popular nesse continente

Como fazer?

O processo é muito simples. Basta fazer um chá verde (de preferência biológico) forte e adicionar mel. Após tépido ou frio, adicionamos à cultura mãe com a scooby (comunidade de bactérias e leveduras) para que a fermentação se efectue. A partir do 3º dia podemos começar a degustar esta bebida. Por ser uma bebida fermentada, quanto mais dias passarem menos doce ficará a mesma. No final da fermentação é comum a Jun ficar ligeiramente gaseificada o que torna ainda mais agradável o consumo desta bebida


Nutrientes

- Enzimas
- Bactérias
- Leveduras
- Vitaminas, principalmente B
- Flavonoides
- Minerais

Propriedades

As propriedades são vastas e, de alguma forma míticas também. A Jun é conhecida por ajudar à protecção do sistemas digestivo, por combater a inflamação e melhorar o sistema imunitário.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Há muito que a medicina chinesa é procurada como método para emagrecer. A medicina chinesa oferece diversas soluções; Acupunctura, dietética, Qi gong e massagem. Nesta publicação irei aprofundar a acção da acupunctura, mais procurada para este efeito.


  • Dietética - Grande parte das pessoas recorre a dietas de emagrecimento e por isso saberá do que se trata. A diferença da dietética chinesa, é que esta procura promover uma dieta mais personalizada, que se relacione mais com o metabolismo do indivíduo promovendo, neste caso particular, o emagrecimento.
  • Qi Gong - É uma ginástica energética com muitos efeitos, através dos quais se pode atingir o objectivo pretendido. Diminuindo o padrão de ansiedade, melhorando e regularizando a circulação e temperatura periférica, o Qi Gong promove a eliminação de toxinas, edemas e excesso de gordura corporal. 
  • Massagem - A massagem, através do seu efeito no stress e ansiedade, assim como na melhoria da circulação tem também um efeito interessante no processo de emagrecimento.
  • Acupunctura - A acupunctura oferece dois tratamentos distintos para o emagrecimento:
    • Electrolipólise - para o emagrecimento localizado
    • Acupunctura tradicional e/ou auriculoterapia - para o emagrecimento geral
Electrolipólise - Este é um método famoso da acupunctura para o emagrecimento localizado. Este método é recomendado quando o processo de emagrecimento está praticamente concluído e restam apenas algumas zonas "teimosas" que não desaparecem com dieta e exercício. É então utilizada a electrolipólise para obrigar o corpo a eliminar a gordura restante.
Neste método, são colocadas agulhas na região do corpo com maior volume de gordura que, ligadas a uma máquina de electroestimulação promovem a eliminação da gordura local. Existem dois mecanismos para que este tratamento funcione. Um é o de obrigar os adipócitos (células que armazenam a gordura) a eliminar as reservas, o outro é o de aumentar a circulação sanguínea local para que o corpo transporte a gordura para reutilização ou eliminação. Este é um método bastante eficaz que permite ao paciente perder até 2cm de cintura por sessão (no caso do tratamento ser efectuado na barriga, como é muitas vezes habitual).

Acupunctura - Quando o peso excessivo se devo, não à alimentação ou sedentarismo, mas antes a um distúrbio hormonal ou outro, a acupunctura é utilizada para tratar a causa tendo como resultado final o emagrecimento. Pessoas com distúrbios na tiróide, muitas vezes sentem dificuldade em perder peso, mesmo quando adotam todas as medidas tradicionais para que isso aconteça. A acupunctura, como outras técnicas, consegue promover o normal funcionamento da tiróide e com isso reequilibrar o metabolismo energético do indivíduo. Há também um aspecto decisivo na perda de peso, a ansiedade. A ansiedade leva as pessoas a comerem de forma irregular (não respeitando os horários das refeições e em quantidade inadequada), sendo também responsável muitas vezes por uma má escolha de alimentos. A acupunctura tem excelentes efeitos na moderação da ansiedade bem como no processo da saciedade (sensação de fome). Podemos então concluir que a acupunctura é uma técnica muito interessante no tratamento do excesso de peso por actua, quer no emagrecimento local, como na ansiedade e distúrbios secundário que possam estar na raíz do problema.

É importante ter em conta que quando presentes com obesidade é fundamental ter acompanhamento médico, pois muitas vezes está é apenas uma causa de algo mais sério. A acupunctura poderá sempre ajudar, mas não devemos nunca ignorar o acompanhamento médico.