Paciente de 79 anos que vem sofrendo de uma dor aguda muito forte há cerca de 1 mês. Os exames mostram deformações em toda a extensão da coluna coluna (osteofitoses). As dores apenas abrandam quando parado. Quando começa a andar logo tem de parar, pois as dores são muito intensas e não o permitem continuar. Após algum tempo de repouso consegue retomar a caminhada.
O paciente parecia desanimado e frustrado pois embora assumisse ter grande resistência à dor, esta ele não conseguia suportar.
É também relevante o facto de o paciente ter já feito mais de 15 sessões diárias de fisioterapia sem resultados aparentes. Isso acentua o desânimo pois está pouco esperançoso quanto à sua recuperação.
No dia do 1ºtratamento a sua dor era de grau 10 (numa escala de 0 a 10)e nem deitado a dor parava. Foi necessário dobrar a sua perna com almofadas por forma a aliviar a dor
A dor vem desde a coluna lombar, passando pela virilha até ao joelho pela região anterior da coxa.
Fez-se então o 1º tratamento, este baseou-se em acupunctura distal com pequena mobilização da perna afectada, pois isto provocava um grande alívio momentâneo no paciente.
No final da sessão o paciente já saiu mais aliviado da clínica.
Quando voltou para o 2º tratamento reportou estar francamente melhor. As melhorias continuaram ao longo de todos os tratamentos.
As melhorias foram substanciais e ao fim 7 tratamentos o paciente já faz a sua vida normal.