segunda-feira, 30 de março de 2015

Estava com uma dor há vários dias nas costelas que me tirava a respiração... 

Fui pela primeira vez fazer acupunctura com o Rafael e como nunca tinha feito estava com algum receio, mas foi muito tranquilo e indolor. 

Na primeira sessão aliviou bastante, tornando-se suportável, bastando apenas mais duas sessões para reduzir a dor em 90%.


Gostei da experiência e eficiência do tratamento.



Nem sempre o sucesso terapêutico é imediato, embora seja sempre esse o objectivo do tratamento, principalmente quando lidamos com patologias de dor. Este objectivo acompanha o desejo do paciente e do terapêuta, mas resulta sobretudo da capacidade da Acupunctura.

Muitas vezes as pessoas sofrem com dores durante dias, meses ou até mesmo anos ficando resignadas e entregues à dor. Mas tal situação não deve contudo amedrontar o terapêuta pois para a acupunctura não existe grande distinção na durabilidade ou até mesmo intensidade da dor. 
O que acabei de referir será criticado por muitos, até por ser exigente a todos (obter resultados imediatos e forma consistênte), mas a realidade é que a acupunctura propõe isso, e muito mais.

Este é apenas um pequeno exemplo daquilo que se pode fazer com acupunctura. Existem várias abordagens, diferentes correntes e métodos. Existem sempre vantagens e desvantagens, ao nível da dor creio que não existe maior vantagem do que a de eliminar rapidamente e de forma consistente a dor, seja ela qual for. 

Certo é, que devemos fazer um diagnóstico profundo e fazer o despiste de doenças mais complexas que podem estar por detrás da dor, como o caso de tumores por exemplo.

sexta-feira, 27 de março de 2015

O João é já um paciente habitual que vem ao meu gabinete quando não se sente bem. Tem já um historial de lombalgia, sempre com sintomas semelhantes.

Desta vez veio ao meu gabinete com dor forte e que o impedia de andar normalmente, de se descalçar ou conduzir de forma tranquila. A dor apenas diminuía quando ele ficava quieto.

Pus a primeira agulha na cabeça e segundos depois já não tinha dor na coluna nem do lado direito das costas, apenas do esquerdo. Acrescentei então mais alguns pontos na mão e junto ao ombro e deixei-o em repouso com aplicação de calor nas costas...


Passados cerca de 20 minutos levantou-se ainda com alguma dificuldade, mas à medida que se vestia e despedia de mim a dor desaparecia. Quando saiu do gabinete já se movimentava descontraidamente e estava visivelmente bem disposto.

O João pode já, voltar ao seu dia a dia normal sem ter de se preocupar com o que o assolava

quinta-feira, 12 de março de 2015

Paciente sofria de dor nas costas à cerca de 2 semanas. Após ter feito exames que confirmaram  espondilartrose dorsal e escoliose.

Foi medicada pelo médica com analgésicos e foi submetida a injecções com o mesmo propósito.

Vi a paciente pois o tratamento não estava a ser eficaz

Dor pronunciada na rotação do tronco e abdução do mesmo, principalmente quando se levanta.

Durante o diagnóstico decidi palpar diversos meridianos tendo encontrado um especialmente sensível no antebraço, o meridiano do Pulmão.

Fui picando ao longo do meridiano por ordem de intensidade/sensibilidade e pedindo à paciente que se movesse procurando a dor.

Passado uns minutos e após por poucas agulhas, a paciente já sentia uma diminuição dos sintomas. Inseri mais algumas agulhas no decorrer do meridiano. Encontrei também pomos sensíveis no tipo da cabeça, na meridiano governador onde inseri 3 agulhas.

Passados pouco mais de 10 minutos a dor já havia diminuído substancialmente...

No final do tratamento a paciente estava praticamente livre de dores, podendo retomar a sua vida sem problemas...