terça-feira, 22 de abril de 2014

Há muito que a acupunctura trata lombalgias diversas. Entre elas as que têm origem na hérnia discal.
Um estudo recente revelou a vantagem da acupunctura, em relação a outros métodos, no tratamento da hérnia discal lombar.

Neste estudo comparou-se a eficácia da acupunctura e massagem com o tratamento de injecções de B12 e fisioterapia.

O grupo da acupunctura foi tratado com massagem e pontos de acupunctura que incidiram em pontos de dor miofasciais. O grupo de controle recebeu injecções de B12, tracção e tratamento por calor. O grupo da acupunctura obteve um resultado global de 96,7% e o grupo de controle obteve um resultado de 80%.

A hérnia discal lombar é uma condição patológica que afecta a base da coluna (vértebras lombares) e pode afectar tanto jovens como adultos. Os discos intercartilagíneos são substâncias esponjosas que se situam entre as vértebras, servindo para absorver a pressão. A ruptura do disco para fora do anel fibroso, permite à substância gelatinosa (situada no centro do disco) a extravasar. Este acontecimento pode complicar a condução nervosa e causar dores fortes ou pode ser assintomático. O corpo reage, muitas vezes, com a produção de mediadores inflamatórios podendo estes provocar dor, dormência, fraqueza, dor antálgica galopante e dificuldade motora.

TRATAMENTO

A massagem foi aplicada na região lombar tendo sido também usada acupressura em pontos distais (pontos fora da região afectada).
A acupunctura foi aplicada nos pontos de dor. As agulhas foram inseridas até encontrar o ponto muscular afectado e apenas quando o Deqi (sensação de chegada da energia no ponto)era sentido a agulha ficava na região.

Após tratamento 20 pacientes mostraram grandes melhorias, 7 mostraram ter resultados extraordinários e 2 melhoraram de forma moderada e apenas 1 não apresentarou quaisquer melhorias.


É de notar, que neste estudo não são discriminadas o tipo de hérnias discais existentes. Sabendo que as hérniasdiscais podem ser de gravidade e sintomatologia diferentes, fica esta ressalva

0 comentários:

Enviar um comentário